segunda-feira, fevereiro 25, 2013

O mundo dos Oscars...

Este ano preparei-me bem para ver a cerimónia dos Oscars. Fui vendo os filmes atempadamente.

 "Lincoln" é um excelente biopic de uma personagem marcante da História norte-americana e mundial. Não é um filme que eu consiga considerar brilhante, mas é obviamente competente. Spielberg ganhará o Oscar porque o seu grande concorrente (e para mim quem deveria ganhar a estatueta) Ben Affleck não foi nomeado e porque Ang Lee não deve conseguir supera-lo. Tommy Lee Jones está numa corrida apertada com Christopher Waltz para ganhar o Oscar de Melhor Actor Secundário, sendo que o deve conseguir.E é claro, Daniel Day-Lewis. Começa a ser quase uma verdade inegável: quando ele escolhe um filme e o protagoniza, não dá hipótese à concorrência. Foi assim com "O meu pé esquerdo", com "Haverá sangue" e agora com "Lincoln". Ganhará três dos mais importantes mas creio que falhará melhor filme.

 "Argo" ganhará o Oscar de Melhor Filme! Juntamente com "Guia para um final feliz", são os filmes mais do meu agrado. Baseado em factos verídicos (no caso o resgate de cidadãos americanos no Irão de 1979), é um filme que nos deixa em suspense. Mesmo que saibamos o fim. Um daqueles filmes parecidos com as fugas da prisão em que desejamos sempre que os prisioneiros consigam. É o desejo de liberdade que é inerente ao ser humano. E por tudo isto, Ben Affleck realizador foi injustiçado. Merecia o Oscar. Como actor foi competente enquanto protagonista. Quase que se apagou em favor do filme. E bem...

 "Les Miserables" foi uma desilusão. Estava à espera de muito mais. Com o musical de Londres e o filme anterior (com Liam Neeson como Valjean e Geoffrey Rush como Javert) a cabeça, as expectativas eram altas. Sendo visualmente um filme fantástico (provavelmente competirá com "A vida de Pi" nas categorias mais técnicas), é mais uma sucessão de quadros musicais do que uma narrativa. Hugh Jackman é competente, Russel Crowe nem tanto. Dois momentos fabulosos: Anne Hathaway como Fantine (que ganhará o Oscar de Melhor Actriz Secundária) a cantar "I dream a dream" e Samantha Barks como Éponine a cantar "On my own"! Faltou força a Hugh Jackman no meu momento favorito desta obra que é "Bring him home".

 "Django Libertado" é um grande filme. Pode não ser o melhor filme de Tarantino mas ele não sabe fazer filmes maus. Aliás, creio que o Oscar de Melhor Argumento Original é dele. Tarantino e Ang Lee são so únicos que podem sonhar tirar o Oscar a Spielberg. Mas a academia não o fará. Jamie Foxx faz um fabuloso escravo Django, Samuel L. Jackson está fantástico e Chistopher Waltz está sublime (pode ser a surpresa da noite ao ganhar pela segunda vez um Oscar com uma personagem tarantinesca).

 "The impossible" é obviamente o filme nomeado que mais apela ao sentimento. É impossível (numa brincadeira com o título) não ter os olhos molhados ao seguir a luta pela sobrevivência de um casal e seus três filhos no assustador tsunami que varreu a costa do sudeste asiático. Naomi Watts e Ewan McGregor são competentes mas quase não conseguem brilhar porque a devastidão e o sofrimento que nos vai atormentando ao longo do filme transforma-os em pessoas de carne e osso e não em personagens. É uma bela história no meio de uma tragédia inesquecível.

 "Silver Linings Playbook - Guia para um final feliz" é um filme que na surpresa pode ganhar o Oscar a Argo. Isto porque é o menos verídico, ou seja, ao contrário de "Argo", "Lincoln" ou "The Impossible" que são baseados em factos verídicos. Um argumento delicioso que ganhará o Oscar de Melhor Argumento Adaptado sobre um homem bipolar que conhece uma mulher igualmente disfuncional. E essa mulher é Jennifer Lawrence que provavelmente ganhará a estatueta de Melhor Actriz (só um atribuição/homenagem a Emmanuele Riva pode impedi-lo).

 "Amour" é pura e simplesmente delicioso. Pode ser a surpresa da noite em várias categorias. Aliás, se a Academia se deixasse de alguns pruridos Haneke tinha hipótese como realizador, Amour como filme, Riva como actriz... Mas não é um filme norte-americano e isso muitas vezes delimita muita coisa...

 Ficaram por ver para já, "Zero Dark Thirty", "A vida de Pi" e "The Beasts of the Southern Wild"...

 Assim vai o mundo...

4 comentários:

R. del Piño disse...

Continuas por cá? Oh para mim aqui de novo, debaixo de outro "eu internauta". ;-)

R. del Piño disse...

Não actualizas isto? *snifm snif*

(Menção honrosa hoje no Umbilicalidades.)

Anónimo disse...

Τhankfully for 3-series loνerѕ еveгyωhere,
the vеry" classical" or conservative, deρending on your ѵieω styling оf the car to a ԁealer or a gагage ωhich services сar fіnanсing bad credit s.


Here iѕ mу web-sіte: www.amigosdivebelize.com

vitor disse...

Meu caro Francisco,

O seu blogue tem comentários de pessoa ou pessoas que não conheço e que me difamam.
Agradeço que os retire ou que me contacte para esclarecimentos através do email -vitorgoncalves14@yahoo.com.br
Obrigado,
Vitor Gonçalves